4 Comentários

Bom dia. Há aí um caso que me tem parecido algo dúbio: Caldas da Rainha. As Caldas é muito mais frequente, sem dúvida, mas já por mais que uma vez ouvi falar em Caldas, sem artigo, e sempre dito por pessoas de lá. Há também o célebre caso de França ou da França, que parece não haver maneira de estabilizar, e também, embora talvez não tanto, o de ou da Espanha. Será coincidência serem logo os países mais próximos (não contando com Marrocos, que tem mar pelo meio e, curiosamente, também tem artigo, embora nós não o utilizemos)?

Expand full comment
author

Tenho chegado à conclusão que há muitas terras onde os habitantes recusam o artigo imposto por forasteiros. É um bom tema para uma investigação... :)

Expand full comment

Dizemos (em português considerado culto) Espanha, Inglaterra, Itália, França, sem artigo...Se não estou em erro, todos os nomes dos outros países da Europa são maioritariamente femininos, a Alemanha, a Bélgica, a Dinamarca, a Polónia, por exemplo...e alguns são masculinos, como o Mónaco, o Luxemburgo...a razão para isto perde-se nas brumas do tempo, mas talvez o Marco Neves no-lo consiga explicar...

Expand full comment
author

No caso de "Espanha", "Inglaterra", "Itália" e "França" estamos perante os quatro casos em que podemos usar artigo — ou não. Julgo que ninguém consideraria como erro "A França é um grande país", mas "França é um grande país" estaria igualmente bem. Encontramos o artigo em Inglaterra nos melhores escritores oitocentistas. Sim, concordo que as razões se perdem nas brumas do tempo... :)

Expand full comment