4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Sandra Patrício

Virá daí a expressão trabalhar que nem um galego?

Expand full comment
Avatar de Marco Neves

Penso que essa expressão terá origem na imigração galega do século XIX e XX, mas não tenho a certeza. Bom tema para o futuro! :)

Expand full comment
Avatar de José Alfredo Neto

Bom dia. Ir a Peniche vale sempre a pena, mas desta vez ainda valeu mais. Porque tive ocasião de conhecer o Marco em pessoa, claro, mas também por toda a apresentação do livro, a começar pela da própria sala (mise-en-scène, na língua franca destas coisas). Vai ser duro esperar até Fevereiro pelo livro propriamente dito, mas tudo indica que valerá tanto a pena como ir a Peniche. Finalmente, mas não menos importante: lá dei com os Amigos de Peniche e continuam óptimos.

PS: quanto ao português a vir de norte para sul, é curioso que, a ter sido assim (e não parece haver grande lugar a dúvidas de que tenha sido mesmo), tratou-se de um processo bastante democrático, em que a língua que prevaleceu não foi a da elite dominante (até porque não seria só uma) mas sim a do povo. De norte para sul mas, socialmente, de baixo para cima.

Expand full comment
Avatar de Marco Neves

Confesso que já não como Amigos de Peniche há uns tempos. Um destes dias trago alguns de Peniche e encontramo-nos para conversar. Um grande abraço e muito obrigado! (O que me diz no PS é um excelente tema para um episódio.)

Expand full comment