Olá!
No Atlas Histórico da Escrita, fartei-me de falar da escrita cuneiforme, a mais antiga que se conhece. O que provavelmente não referi foi que os primeiros textos incluíam muitas referências a algo que era, então (e ainda hoje…), essencial a muitos seres humanos: a cerveja.
Aqui, por exemplo, a famosa escrita é usada para registar a distribuição de cerveja:
Este é apenas um pequeníssimo exemplo de como a história do mundo pode ser contada através das bebidas que a Humanidade foi inventando para si. Foi o que fez Tom Standage num saboroso livro: História do Mundo em 6 Copos.
Nesse livro, descobrimos, por exemplo, a razão de ainda hoje aproximarmos os copos para brindar à saúde de alguém. Tem muito que ver com este pictograma de há 6000 anos, também da Mesopotâmia:
Foi sobre este livro que falei no episódio de hoje da Pilha de Livros. Lá pelo meio, revelo a razão de brindarmos à saúde e falo de jantares de amigos (também tem que ver com esta história).
Pilha de Livros
Histórias dentro dos livros, à volta dos livros, sobre os livros — e ainda sobre o que fazemos com eles e por onde andamos com eles. De vez em quando, falamos também de línguas (e outras manias).
Aqui fica um tema: bebidas e literatura.