3 Comentários

Este episódio foi para mim especiamente interessante. Sou suspeita por ser revisora de texto e a tradução ser um tema que me interessa, claro. Sem dúvida de que é um trabalho extremamente criativo e desafiante e a tradução de um livro traz o efeito maravilhoso de nos dar a conhecer uma obra a que não teríamos acesso. Vvam os tradutores! Obrigada a todos! E não tenho dúvidas de que a IA, sendo muitíssimo útil, não irá substituir as pessoas de carne e osso, com voz própria, e emoções e raciocínio e imaginação e sensibilidade e alma. A IA é hábil, finge bem, dá muito jeito, mas será sempre sintética, comparada com as múltiplas camadas de que se forma um ser humano.

Expand full comment

A tradução feita pelo ser humano deve ser, sem dúvida, uma outra obra sobre aquela obra que estamos a traduzir. Rigorosa e interpretativa em todos os sentidos. Muito difícil, quando é bem feita. E, infelizmente, não é tão reconhecida como o original...

Expand full comment

Muito interessantes, as questões levantadas neste episódio. Sendo apenas um consumidor de literatura, fiquei particularmente sensível a esta temática depois de ler o livro Babel, de Rebecca F. Kuang. Depois deste livro, por acaso, li os livros de Liu Cixin da trilogia do Problema dos três corpos. Cixin é um autor chinês e Rebecca Kuang é americana de origem chinesa. A leitura do primeiro livro desta trilogia, pareceu-me sempre estranha e estava constantemente a ter de reler parágrafos inteiros para compreender o sentido de algumas partes da narrativa. Já o 2º e o 3º livro da trilogia (A Morte Eterna) constatei uma uma diferença abismal na forma como a narrativa é apresentada. Por curiosidade, fui verificar a tradução e percebi que os 2º e 3º livros foram traduzidos directamente do original em chinês (não sei de que dialecto, mas presumo do mandarim).

Embora também leia livros na língua original do autor, no que diz respeito a leitura por lazer, prefiro ler a versão traduzida para a minha língua. E sim: a Tradução tem um papel fundamental na forma como nos permite, a nós leitores, entrar no mundo das ideias, histórias, fantasias, ... do autor da obra.

Expand full comment