4 Comentários

Bom dia, Marco!

Desde quinta-feira (ou melhor, desde o comentário do José Alfredo Neto e da sua reação), tenho andado a matutar nos géneros. Não querendo interromper a volta ao mundo com que nos tem brindado, apresento o meu contributo para um episódio posterior, constituído pelos resultados de um inquérito (realizado em Braga) a 18 pessoas, entre família e trabalho, dos 13 aos 90 anos, mais a minha versão, claro.

Cá vão:

Staples e Worten - 19 fem.

Aldi e Lidl - 19 masc.

Makro - 18 fem. e 1 masc.

Mercadona - 13 fem. e 6 masc. (3 dos inquiridos pronunciam com "é" e todos pronunciam com "ô")

Ikea - 15 fem. e 4 masc. (2 dos inquiridos pronunciam "Ikêá", todos os outros "ikeia")

Media Markt - 14 masc. e 5 fem.

Toys R Us - 12 masc. e 7 fem.

Ninguém, eu incluído, conseguiu adiantar uma explicação plausível para a respetiva versão, mas andou tudo a tentar fazer sentido com as sonoridades e as emoções.

E é isto.

Bom domingo,

Joaquim

Expand full comment

Habitualmente digo «vou ao IKEA» e digo «ikéia», como se fosse um acrónimo. Isto porque combina as iniciais do seu fundador, Ingvar Kamprad, com as primeiras letras do nome da quinta e da aldeia onde cresceu, Elmtaryd e Agunnaryd.

Expand full comment

Costumo dizer “ir ao Ikea” ou “o Ikea” 😅

Expand full comment

Muito interessante.

Agora, vou ao Ikea!

Creio que puvi sempre o Ikea, no Ikea, ao Ikea, eu própria sempre pensei instintivamente na loja como um armazém...género masculino , portanto!

Expand full comment