5 Comentários
Avatar de User
Avatar de Álvaro Machado

Enfim. Sempre com muitos livros, lidos em fracções. Que vão passando, como os gatos que tenho, da mesinha de cabeceira para a estante, da estante para a mesinha de cabeceira. Neste momento, vários em fases diferentes, entre eles "Dom Casmurro" de Machado de Assis e "Os Anões" de Harold Pinter. Não me parece uma combinação de alta probabilidade!

Expand full comment
Avatar de Edite Esteves

O mesmo se passa comigo. Costumo ler dois a três livros que me interessam, ao mesmo tempo, além daqueles que tenho de ler para poder escrever...

Expand full comment
Avatar de Sandra Patrício

Não consigo ter lista de livros para ler, leio conforme o apetite do momento. Depois tenho realmente uma lista dos livros que já li e a data. Também leio dois livros ao mesmo tempo, porque ando sempre comum mais leve na mala, para ler nos tempos mortos. Assim, agora estou a ler o curto Cartas da Terra de Mark Twain, quando estou a fazer tempo; e Sal da Terra, de Miguel Real, no sossego de casa. Ou seja, tenho livros de rua e livros de casa!

Expand full comment
Avatar de José Alfredo Neto

Bom dia.

Tenho uma mini-experiência com uma lista de livros (mini porque não foi grande coisa, a experiência). Tudo começou onde tudo começa hoje em dia, ou seja, nesse arco-da-velha chamado internet. Sem saber bem como, fui parar a um top 100 de romances em língua inglesa ('The Best 100 Novels Written in English' - The Guardian).

A minha primeira curiosidade foi ver quantos daqueles 100 já teria lido. Logo aí, comecei mal. Não faço ideia qual seria a minha estimativa, mas alguma expectativa teria, certamente, porque o resultado pareceu-me muito pobrezinho: 17. Seguiu-se um momento de voluntarismo, para não lhe chamar tontice, em que me pareceu boa ideia começar a ler, um por um, os restantes 83. Para começar, pensei eu, vou procurar os que estejam disponíveis online.

Isto foi o que eu pensei há uns quantos meses, nem há um ano.

É sem mágoa nenhuma, e até com algum alívio, que posso dizer que, passados esses quantos meses, ainda não li nem um dos 83. Tenho a vaga ideia de, ainda sob o efeito daquele entusiasmo inicial, ter encontrado um deles, o primeiro da lista, e de ter desistido, dele e da ideia toda, algures pelo segundo capítulo.

Nota: a lista está ordenada por ordem cronológica e o primeiro é 'The Pilgrim's Progress', de um cavalheiro chamado John Bunyan.

Expand full comment
Avatar de Prof Joaquim Mota

Bom dia, Marco!

Reli "O pêndulo de Foucault" (Umberto Eco) com um intervalo de uns bons 10 anos. À primeira cansou-me, à segunda interessou-me. Reli o "Contacto" (Carl Sagan) com intervalo semelhante. À primeira adorei, à segunda saboreei. De "O universo num grão de areia" (Mia Couto), que emparelhou com ambos, ainda restam duas palestras para acompanharem o próximo. Como não aprecio as sinopses, irei escolhê-lo como habitualmente: pelo título, pela capa e pelo volteio nas mãos.

Obrigado,

JM

Expand full comment