6 Comentários

Uma curiosidade: a ilustração (da capa do livro que não existe) também é do DALL-E?

Uma sugestão / abelhudice, que é bem capaz de levantar mais problemas do que aqueles que eventualmente resolveria: a história desse livro poderia ser contada por uma sucessão de narradores; o livro seria passado de geração em geração (um pouco como, no Senhor dos Anéis, o Bilbo inicia o livro, passa-o ao Frodo e este por sua vez ao Sam... ou como um livro de receitas de família, que vai sendo herdado e acrescentado); de tempos a tempos, haveria hiatos sem narrador, em períodos em que o livro ficou perdido, ou esquecido, ou na posse de alguém que não sabe ler.

Expand full comment

Não é nada mal pensado... Enfim, um dia até pode ser que alguém escreva este livro! A imagem é do DALL-E. Não sei se devia (como dizem os ingleses, "mixed feelings"), mas a imagem não ficou muito mal.

Expand full comment

Não esqueça o grande livro "Lisboa - história física e moral", José Augusto França, Livros Horizonte, 2008

Expand full comment

Muito obrigado! Não esqueço. Há várias histórias de Lisboa. Este livro inventado seria algo diferente — e impossível, na verdade, a não ser como ficção.

Expand full comment

Excelentes ideias! Acrescento outra: uma história do que poderia ter acontecido se um evento fosse diferente... Por exemplo, e se Dom Sebastião tivesse deixado descendentes? Ou se D. Filipe II tivesse decidido fazer a capital em Lisboa, e não em Madrid? E por aí fora, ainda sem falar do facto de estes eventos poderem gerar outros, o que tornaria o nosso presente completamente diferente e de múltiplas faces.

Expand full comment

O conceito desta história de Lisboa fez-me lembrar o livro "A ponte sobre o Drina", do sérvio Ivo Andric. A ponte é o protagonista da história da cidade de Visegrad desde o séc. XVI, revelando a complicada geopolítica dos Balcãs. Dada a ideia do livro imaginário sobre Lisboa, seria mais complicado encontrar uma testemunha da longa história da cidade! Talvez uma imaginária oliveira de 3000 anos...

Expand full comment